O Coach e o Terapeuta Caminhando Juntos para Desenvolver o Coaching Terapêutico

Imagine que muitos clientes procuram um tratamento ou aconselhamento porque as coisas não estão indo como gostariam no trabalho, a relação com o chefe não vai bem, frequentemente se envolve em conflitos com as pessoas da empresa, entre outras queixas. Por esses motivos, os objetivos de carreira não caminham bem. Quantos clientes já não chegaram com esta queixa?

O processo terapêutico busca entender e trabalhar junto ao cliente as questões emocionais e transtornos psicológicos que o incomodam em algum momento em sua vida buscando encontrar soluções e liberar emoções. Facilita, assim, o indivíduo encontrar respostas e liberar de si aquilo que é insatisfatório.

O coaching é uma área de conhecimento que busca trabalhar a situação presente do indivíduo, pensando no seu futuro e naquilo que o está incomodando, para que as pessoas possam acelerar o alcance de seus objetivos através de mudanças comportamentais.

Para que a mudança de comportamento desejada pelo cliente seja possível, ela precisa estar livre de memórias emocionais que podem influenciar no sucesso da mudança e é fundamental que o profissional (esteja ele realizando coaching ou terapia) consiga identificá-la e tratá-la (ou encaminhar para outro profissional).

No NEFESH, muitos dos terapeutas formados pela nosso curso posteriormente nos procuram para realizar a formação de Coach ou de Master/Practioner em PNL (e vice-versa), por serem áreas complementares extremamente recomendadas para melhorar o serviço prestado e que podem atuar em conjunto para oferecer um acompanhamento melhor de clientes.

 

Como a terapia ajuda no processo de coaching

Como Coach, é comum se deparar com situações em que alguma dificuldade que o coachee está enfrentando, não exige necessariamente apenas uma mudança comportamental, pois está vinculado a uma memória emocional que bloqueia seu corpo de se movimentar e tomar a iniciativa. Por isso, apenas as ferramentas de coaching podem não ser suficientes para que esse cliente supere seus obstáculos.

Assim, quando o Coach também possui habilidades terapêuticas, ele é capaz de orientar o atendimento e conduzir o acompanhamento com base não apenas nos seus objetivos e metas traçadas, mas também durante o atendimento ser capaz de encontrar meios de liberar obstáculos emocionais. Os resultados do processo de coaching são maiores quando o profissional sabe lidar com as emoções de seu coachee.

 

Como o coaching ajuda no processo terapêutico

Para o Terapeuta, conhecer as técnicas de coaching possibilita expandir as possibilidades dos seus serviços, podendo ainda oferecer um diferencial frente aos demais profissionais do mercado por serem capazes de trabalhar não apenas a mudança de comportamento projetada em suas emoções e questões do presente, como também realizar um acompanhamento baseado nas expectativas do cliente com o seu futuro e suas perspectivas profissionais.

O coaching permite que o terapeuta trabalhe com seu cliente orientando a sua evolução, com base em metas, ações e ferramentas de acompanhamento que tornam a terapia mais poderosa. Consequentemente, os resultados são mais poderosos para o cliente.

 

O coaching terapêutico

Imagine que, principalmente nos dias de hoje, é praticamente impossível separar assuntos pessoais e profissionais, quanto mais pensar em desenvolvimento profissional sem levar em consideração a vida pessoal, o amadurecimento e as emoções.Logo, tratar um indivíduo com um coaching terapêutico leva a uma metodologia de atendimento super poderosa. Profissionais que apresentam queixas como as descritas no começo do texto podem ser decorrentes de situações como uma vitimização, baixa auto-estima, negação a realidade e outros fatores que prejudicam emocionalmente o desempenho do profissional.

Portanto, se você já fez uma formação de Coaching e quer saber como pode melhorar o atendimento dos seus coachees, ou se já é um terapeuta e precisa tornar o atendimento de seus clientes mais completo, não deixe de se aprofundar e estudar técnicas de habilidades complementares para se tornar um profissional ainda mais poderoso em crescimento pessoal e profissioal.