Quais as Vantagens de uma Certificação Internacional em Coaching?

O Coaching é um dos assuntos do momento, que está em alta no universo corporativo tanto no Brasil como em todo o mundo. Uma grande quantidade de profissionais em cargos de todos os níveis nas empresas, estão buscando se capacitar na área para crescer na carreira, desenvolver liderança e potencializar o currículo.

É natural que com uma alta demanda do mercado corporativo, uma grande quantidade de capacitações e formações também esteja disponível no mercado, ficando o desafio para o profissional escolher qual é aquela que se adequa para os seus objetivos e cabe em seu bolso.

Dentre as formações disponíveis no mercado, existem muitas empresas que oferecem como diferencial a possibilidade de o profissional obter uma certificação internacional, emitida por organizações de outros países ao redor do mundo que garantem a qualidade da formação, responsáveis por atestar que o aluno está recebendo capacitação adequada. É o caso do NEFESH, por exemplo, que conta com várias entidades que dão respaldo, proporcionam suporte, materiais e subsídio necessário para que as capacitações sejam ainda mais intensas e de qualidade.

Nesse sentido, uma dúvida para quem busca as certificações em Coaching pode ser: qual o valor que isso pode oferecer para a minha carreira?

Como foi dito anteriormente, devido a crescente demanda de formações em todo o mundo, surgiram muitas empresas realizando a formação de profissionais. Com isso, devido ao Coaching e a Programação Neurolinguística exigirem, assim como outros temas em que há formação não acadêmica como o Gerenciamento de Projetos, um norte quanto ao caminho que se deve seguir para que haja um padrão mundial, surgiu a necessidade de formalizar algo que atendesse a uma qualidade necessária para garantir que o profissional formado estivesse apto a realizar o trabalho.

Basicamente, nesses casos há a seguinte questão: Como eu vou assegurar que este profissional tem um certificado que realmente o proveu uma formação de qualidade?

É natural então, surgirem órgãos que busquem padronizar e encontrar um caminho em comum. No Gerenciamento de Projetos, por exemplo, há organizações como o PMI (Project Management Institute) ou a SCRUM Alliance, que oferecem certificações por meio de testes de conhecimento e requisitos específicos, que são reconhecidas no mercado pelos recrutadores que garantem que aquele indivíduo possui o conhecimento necessário para aplica-lo na prática.

No Coaching, as organizações certificadoras seguem no mesmo objetivo, mas em um modelo de trabalho diferente. Como normalmente as empresas não possuem uma prova de conhecimento, elas certificam e capacitam empresas que se tornam aptas a realizar a formação e emitir um certificado válido em nome da entidade. Isso é feito por meio das mais diferentes formas, seja o fornecimento de materiais, capacitação aos treinadores e alinhamento de cronograma, conteúdo, entre outros.

Por esse motivo, é importante avaliar as credenciais da empresa que está promovendo uma formação em Coaching e quais as qualificações dos treinadores que irão ministrar as aulas, se fazem parte de organizações certificadoras e garantem a qualidade dos treinamentos. As entidades internacionais, nesses casos, possuem um maior respaldo por contarem com know how em vários países, além de proporcionar para seus certificadores a troca de experiências entre os profissionais credenciados, que favorece a evolução profissional dos mesmos.

Outro aspecto importante é que ao ter uma certificação internacional, em outros países o seu trabalho como Coaching também será reconhecido. Por exemplo, a Human Coaching Network, uma das certificações do NEFESH, está presente em 20 países, espalhados pela América Latina, América do Norte e Europa. Sendo assim, além de contar com respaldo em todos esses locais, também dá segurança de que não é algo restrito apenas ao nosso país e pode ser aplicado em inúmeras outras realidades, nas mais diferentes culturas.

No NEFESH, além da HCN (Human Coaching Network) que emite os certificados dos participantes da Formação Internacional em Coaching Neurolinguístico, também há o respaldo da ICI (International Association of Coaching Institutes) – com profissionais credenciados, a Worl Class Coaching, uma organização dedicada ao estudo e ensino de Coaching pelo mundo, SSBC (Sociedade Sul Brasileira de Coaching) e World NLPC de Portugal, que promove capacitações e também certifica profissionais pelo mundo.